sexta-feira, 5 de junho de 2015

APA COSTA DOS CORAIS DISCUTIR S TERRITÓRIO E SUSTENTABILIDADE DA PESCA ARTESANAL.


"Territórios pesqueiros: biodiversidade, cultura 
e soberania Alimentar  do povo Brasileiro"

 

Cartaz de Divulgação do Evento.
Com o proposito de promover a integração e articulação entre as comunidades de pescadores e pescadoras artesanais, situadas nos 11 municípios incluídos na APA Federal Costa dos Corais, entre os estados de Pernambuco e Alagoas, fora realizado nos dias 02 e 03 de junho (semana de meio ambiente), o Iº Seminário o da Pesca Artesanal da APA Costa dos Corais.

O evento foi realizado no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – CEPENE, com a presença de representantes das comunidades pesqueiras dos municípios de Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande (PE), Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedra, Passos de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.  Foram mas de  60 pessoas.

O seminário surgiu de uma provocação na reunião do Conselho Gestor da APA Costa dos Corais, logo apoio a realização da oficina de mediação de conflitos.  Diante da provocação, organizações integrantes do CONAPAC e organizações parceiras (CPP – Conselho Pastoral dos Pescadores, IRCOS – Instituto Recifes Costeiros, IFAL – Instituto Federal de Alagoas (Campos Maragogi), CEPENE, Rede MangueMar Pernambuco e o grupo de gestores da APA Costa dos Corais, iniciaram em agosto de 2014 a articulação das comunidades pesqueiras.

Turma que participou da Oficina inicial de Construção.
Após realizara uma primeira oficina com representantes de 05 municípios, que apontou os termos gerais para realização do encontro bem como o tema focal: TERRITORIOS PESQUEIROS; com esse lema geral, as equipes saíram em campo no processo de articulação e animação das comunidades, foram realizadas mais de 20 oficinas/reuniões preparatórias junto às comunidades, envolvendo aproximadamente 800 pessoas dos 11 municípios.

Tendo o tema dos Territórios pesqueiro como eixo central, os pescadores discutiram os conflitos em Terra e Mar que afetam diretamente o desenvolvimento e manutenção da atividade da pesca artesanal e a integridade dos territórios pesqueiros.
Participantes do I Seminário da Pesca Artesanal na APA

Como fechamento do processo, realizamos o Iº SEMINÁRIO DA PESCA ARTESANAL NA APA COSTA DOS CORAIS, que contou a apresentação de experiências de luta pela garantia dos territórios como: A luta a Comunidade de Pescadores Artesanais pela criação da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde (CE); a luta pela regularização do território pesqueiro da comunidade de pescadores e lavradores da praia do Rosado (RN); A Luta pela criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável estadual Ponta do Tubarão (RN); e a experiência inicial de discussão de TAUS – Termo de Autorização de Uso Sustentável iniciado nas comunidades de Porto de Pedras (AL) e São José da Coroa Grande(PE).

Grupo Cultura da Terceira Idade de Tamandaré
O Seminário terminou com o gostinho de quero mais! Com a perspectiva de a cada 02 anos, a gestão da APA Costa dos Corais ficou com a incumbência  de animar, momentos coletivos iguais a esses para avaliar e planejar novas ações junto com o setor da pesca artesanal; Também foram tirados encaminhamentos para o trabalho nas 04 regiões da APA : Norte (Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande), Centro-norte (Maragogi e Japaratinga), Centro (Porto de Pedra, Passos de Camaragibe e São Miguel dos Milagres) Sul (Barra de Santo Antonio, Paripueira e Maceió). Com essa organização, as lideranças e representantes das comunidades se comprometem a serem vigilantes e colabora com os processos de auto-gestão da pesca dentro da APA Costa dos Corais, a partir do conhecimento do plano de manejo da unidade e da organização social as comunidades.

O Seminário contou com a colaboração e apoio da Prefeitura de Tamandaré, parceria público privada entre o ICMbio e a Fundação Toyota do Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica.


Pro: Severino Santos – CPP Nordeste 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário