quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pescadores e Pescadoras do Lago de Itaparica em Petrolândia/PE estão com seus Territórios sobre Ameaças.


Na última semana de setembro, enquanto as comunidades San Franciscanas se preparavam para o novenário do padroeiro, realizávamos o 3º Seminário da Pesca Artesanal no Sertão do São Francisco e do Pajeú, no qual aconteceu o lançamento regional da Campanha Nacional pela Regularização do Território das Comunidades Tradicionais Pesqueiras. Fomos surpreendidos com a denúncia dos pescadores, que o ponto de apoio que a mais de 23 anos eles vem utilizando durante à pesca no Lago de Itaparica, (ilha denominada Bode Rouco) onde, mas de 30 pescadores se arrancham durante as pescarias, foram surpreendidos com as derrubadas das árvores.


A derrubada indiscriminada das arvores de algaroba e pereiro e de outras espécies de porte menores, com, mas de 25 anos de idade conforme relatos dos pescadores e como podemos observar nas imagens, o número de espécie cortada com a utilização de moto-serra, o corte da arvores foram feitas por funcionários do empresário e proprietário do Magazine Paullynele (eletroeletrônico e moveis) Daniel.


Os pescadores utilizam o espaço da ilha como ponto de apoio durante as pescarias desde a formação do lago de Itaparica com a construção da Barragem Luiz Gonzaga no ano de 1988. Os pescadores relatam que outra ilha, hoje conhecida como ilha dos pescadores também passou por problemas semelhantes em 2007, quando outro empresário local se intitulou proprietário, os pescadores conseguiram desmistificar o fato e hoje 06 famílias utilizam as ilhas como ponto de apoio a pescaria e moradia.


Durante o novenário de São Francisco de Assis, os pescadores do sertão do são Francisco, realizaram ato de lançamento da Campanha Nacional pela Regularização dos Territórios das comunidades tradicionais Pesqueiras, e aproveitaram a procissão fluvial onde reuniu grande parte dos cidadãos Petrolandineses, e fizeram uma visita na ilha Bode Roco onde poderão observar a destruição da vegetação.
                                (militantes do MPP/PE e do CPP Nordeste junto com Pe. Giovanne  na Ilha do bode Rouco/PetrolLandia)

Segundo a falar de alguns moradores local a especulação imobiliária vem se expandindo na região desde a implantação do canteiro de obras da TRANSPOSIÇÃO do São Francisco, na agrovila 06 de Ico-Mandantes entre os municípios de Floresta e Petrolândia e que os conflitos de uso do lago têm se intensificando desde reportagem exibida na Rede Globo de Televisão sobre o potencial para turismo aquático da região.
A colônia dos pescadores esta entrando com representação no MP contra o Daniel para garantir a integridade da ilha e o território pesqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário