quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Jose, Dom de Deus, Irmão Conosco, Pescador de Sonhos, Agricultor de Esperanças, Voz dos Pobres...


 
Com pesar recebemos a notícia do falecimento de Dom José Rodrigues de Souza, bispo emérito da Diocese de Juazeiro na Bahia. Nesse dia 09 de setembro a região do Vale do São Francisco, mas também os pescadores e pescadoras perderam uma referência das lutas sociais: Dom José Rodrigues. O bispo emérito de Juazeiro vai ficar sempre na história dos pobres e perseguidos por sua coragem, simplicidade e inovação.

Com certeza muitos já falaram do grande mérito que acompanhava este bispo no meio do povo sofrido do semi-árido do Nordeste. Ele mesmo disse anos atrás, que foi este povo sofrido e perseguido, sem vez nem voz, que ajudou na sua conversão radical ao Evangelho de Jesus Cristo e sua opção decidida pelos pobres. Com certeza muitos lembraram na sua atuação no meio dos reassentados da barragem de Sobradinho, da sua atuação na comunicação corajosa dos valores de justiça e compaixão para com o povo através de rádio e jornal. Outros já falaram disso tudo e de uma maneira bem clara e exaustiva.

Nós queremos aqui lembrar o nosso convívio com Dom José como primeiro “Presidente” do Conselho Pastoral dos Pescadores. A missão desta pastoral: “Anunciar aos pescadores e as pescadoras a força libertadora do evangelho revelado aos pobres e através deles promover a transformação das estruturas geradoras de injustiça, tornando-os agentes de sua história e construtores de uma nova sociedade” já era exercida na sua diocese pela Pastoral da Terra com e no meio dos pescadores do Rio São Francisco e do Lago de Sobradinho.

Na Assembléia da fundação oficial do Conselho Pastoral dos Pescadores em 1988 em Olinda – PE Dom José Rodrigues foi lembrado e unanimemente aceito para ser o primeiro Presidente da Pastoral, pois naquela época ouvimos da atuação deste bispo a favor dos pescadores do Rio São Francisco e do Lago de Sobradinho. Frei Alfredo se encarregou a consultar e pedir ao bispo que aceitasse esta tarefa de animar e encorajar não só os agentes de pastoral, mas também os próprios pescadores e pescadoras artesanais deste Brasil afora. Prontamente Dom José aceitou o convite e a partir deste momento sempre participava das nossas assembléias e reuniões de planejamento. Na sua diocese animou os seus agentes de pastoral a fundar também uma Pastoral dos Pescadores. Quantas vezes ele visitou conosco os pescadores nas praias do Ceará, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Alagoas e Pernambuco!

Como era importante a sua presença e orientação nos trabalhos da Pastoral dos Pescadores. Ele, como Bispo da Igreja, abriu as portas para os agentes da Pastoral dos Pescadores em muitas dioceses e paróquias onde se encontravam pescadores e pescadoras abandonados pelas autoridades civis e muitas vezes esquecidos pela própria Igreja. Nas Assembléias Gerais da CNBB ele sempre fazia propaganda no meio dos seus colegas bispos da existência de milhares de pescadores e pescadoras que necessitam a atenção da Igreja e que são realmente o público preferido do Santo Evangelho de Cristo.

Dom José será sempre lembrado como o homem simples, conhecido até mesmo pelas roupas que costumava usar. Dom José será lembrado pelos pescadores e pescadoras que hoje ainda se lembram da sua presença nas suas casas na praia, pelas missas que ele celebrava nas caiçaras. Serão muitas lembranças e a sua pessoa será lembrada, mesmo com o passar do tempo.

Esperamos continuar trabalhando o que dele aprendemos. Nossos projetos sempre terão umas idéias dele e isso servirá também para a formação dos novos agentes de pastoral dos pescadores.

         Olinda, 11 de setembro de 2012
 
 
Conselho Pastoral dos Pescadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário