terça-feira, 17 de março de 2020

ASSEMBLEIA NACIONAL DO CONSELHO PASTORAL DOS PESCADORES - ELEGE NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL.


Ação Pastoral por uma Ecologia Integral, à luz do Sínodo da Amazônia e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.


Participantes da Assembleia do CPP Nacional - Luziânia, 06/03/2020

Foram eleitos na manhã de hoje (06/03), durante a Assembleia Nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores, a nova presidência e secretariado do CPP Nacional, que estarão à frente da pastoral no próximo triênio. Para a função de Presidente do CPP, foi reeleito o bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB, Dom José Valdeci Mendes. Para vice-presidente foi eleito o bispo de Cametá (PA), Dom José Altevir da Silva.
O tema da Assembleia, “Ação Pastoral por uma ecologia integral, à Luz do Sínodo da Amazônia e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil”, foi lembrado pelo presidente reeleito, que na sua fala de posse, apontou a importância do espírito sinodal e da esperança. “Trabalho, a gente tem muito. Tem tantas e tantas atividades, mas a gente encontra tempo, força e esperança, porque estamos lutando também por uma causa justa. Como diz o profeta Ezequiel, o compromisso é com o direito e com a justiça que vem de Deus. É com esse propósito que acolhemos a cada um e a cada uma e que nós queremos caminhar junto fazendo esse propósito, renovando o nosso compromisso e rezando para que de fato a Graça de Deus esteja presente na nossa vida e que possamos caminhar pelo espírito sinodal”, defendeu o bispo D. José Valdeci.

Omesita Barbosa - Sec. Executiva e Dom Valdeci Mendes - Presidnete.
A atual secretária-executiva, Ormezita Barbosa, foi reconduzida ao cargo e dentre as novidades desta nova gestão para os próximos três anos, está a implementação de três secretarias temáticas:  Direitos e Organização, Economia Solidária e Território e Meio Ambiente. A ideia é que as secretarias possam auxiliar no processo de articulação política e de assessoramento dos regionais. Para os cargos de secretários temáticos foram eleitos: na secretaria de Direitos e Organização, o agente do Espírito Santo, Francisco Nonato; já o agente do CPP Piauí, Marcelo Apel, foi eleito para a secretaria de Economia Solidária e a agente do CPP Bahia, Andrea Rocha, para a secretaria de Território e Meio Ambiente.
“Queria agradecer a todos vocês pela acolhida, pela escuta e pela presença. A gente, como cristão, vai sempre se reconhecendo e ressignificando a nossa caminhada. Queria agradecer aos meus filhos e ao meu marido que não estão perto, mas são fundamentais nessa caminhada”, agradeceu Ormezita durante a posse. Ela ainda falou das expectativas em relação aos novos secretários. “Estamos juntos com muito amor, alegria e coragem para enfrentarmos tempos assim. Estou feliz porque agora vamos ter mais três companheiros nessa presença direta. Para nós, é uma grande expectativa de uma construção mais forte à serviço dos regionais”, comemorou.
A experiência do escritório político de Brasília, que tem funcionado desde 2016 na capital federal, também foi aprovada pelos regionais, que trouxeram uma avaliação positiva durante os dias de realização da Assembleia e deram aval para a continuidade do trabalho.
Os eleito para animar o trabalho da Pastoral dos Pescadores nos próximos 03 anos.
Ainda foram eleitos os membros do Conselho Econômico do CPP. Como conselheiros titulares foram eleitos, Antonio Bispo Junior do CPP Bahia, Jane Rodrigues Rios do CPP Espírito Santo e Moizeis Santos do CPP Ceará. Como suplentes, Pedro Ribeiro do CPP Pará, José de Maria do CPP Maranhão e Andréa Cristiane do CPP Santa Catarina.

Fonte:




Nenhum comentário:

Postar um comentário