terça-feira, 13 de agosto de 2019

FAMÍLIAS TRADICIONAL DE PESCADORES ARTESANAIS DA PRAIA DO XARÉU, RECEBEM TAUS NO CABO DE SANTO AGOSTINHO


"... Vamos juntos engrandecer, nosso jeito de viver, com território preservado, nosso pescado é pra Valer!" 


Na última segunda feira, 12, foi formalizada a entrega do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS), pela Secretaria do Patrimônio da União em Pernambuco, para a Comunidade de Pescadores e Pescadoras Artesanais da Praia do Xaréu, no município de Cabo de Santo Agostinho (PE).

 No ato de entrega, o engenheiro de pesca, Sergio Macedo Gomes Mattos, da Divisão de Regularização Fundiária e Habitação  DIRFH/CODES/SPU-PE, e a presidente da Colônia de Pesca Z 08, do Cabo de Santo Agostinho, Gicleia Maria da Silva Santos, receberam o TAUS em nome das 40 famílias de pescadores da região, que têm como referência para embarque e desembarque e como área de apoio a prainha dos pescadores na parte sul da Praia do Xaréu.

Marcaram presença no encontro, as famílias dos pescadores artesanais e representantes do Conselho Pastoral dos Pescadores Regional Nordeste 02. Também estava presente o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo Antônio, para quem o TAUS é uma grande vitória e serve de estímulo para outras comunidades pesqueiras. “No momento de tantas adversidades, presenciar um momento como esse, em que uma comunidade conquista o direito de usufruto de uma área que é de suma importância para a continuidade dos trabalhos e do cultivo de suas raízes e tradicionalidade, é um momento de celebrarmos. Que junto como essa conquista outras comunidades de pescadores sigam animadas na luta pela regularização de seus territórios”, declarou.

A área concedida à Colônia dos Pescadores Z 08 do Cabo consiste em aproximadamente 5.916,01m². “O próximo passo será a construção da caiçara coletiva, que servirá como abrigo da chuva e do sol, durante a manutenção das embarcações e das redes de pesca”, disse Gicleia.


confira as imagens:































Nenhum comentário:

Postar um comentário