sexta-feira, 9 de agosto de 2019

BISPOS DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE, RECEBEM VISITA DE COMITIVA DO CONSELHO PASTORAL DOS PESCADORES


“...Somos frutos da Igreja popular, da tradição comunitária, da renovação da Igreja no Concílio Vaticano II, com o rosto latino americanizado nas conferências de Medellín, Puebla e tantas outras. Na vivência das Comunidades Eclesiais de Base foi possível crescer no serviço aos pobres, na espiritualidade libertadora e na consciência revolucionária, alimentados pela força transformadora do evangelho de Jesus...”


Na manhã desta sexta feira, 12/08/2019, aproveitando a estadia do Dom Valdeci Mendes, presidente do Conselho Pastoral dos Pescadores e membro da Comissão Episcopal Sociotransformadora da CNBB Nacional, a equipe do CPP em Olinda, promoveu uma visita na sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife, no Palácio dos Manguinhos, onde foram recebido pelo Arcebispo Metropolitano Dom Fernando Saburido e o bispo auxiliar Dom Limacedo Antonio.

Em alusão as comemorações dos 50 anos de fundação do Conselho Pastoral dos Pescadores, criado no final da década de 60 pelo frei Alfredo Schnuettgen (ofm), que no ano de 1968 iniciou os trabalhos pastorais com pescadores artesanais nas praias de Olinda, e posteriormente com apoio da Irmã Nilza Montenegro, religiosa Dorotéia e do Pe. Benedito Badu foram acolhidos pelo então Arcebispo Metropolitano Dom Helder Câmara que deu apoio irrestrito a fundação do CPP.

Durante a visita a arquidiocese de Olinda e Recife, que além da presença do Dom Valdeci Mendes, contou também com a presença de: Omezita Barbosa – secretaria executiva do CPP Nacional, Dom José Luiz Ferreira Salles – Bispo de Pesqueira e membro da Comissão Episcopal Sócio Transformadora da CNBB Nacional; Marcos Bezerra – Articulador do Setor Pastoral Social da CNBB NE 02, membros da equipe do CPP Nordeste 02 (Laurineide Santana, Severino Santos, Albaniza Guimarães e Rubem Tavares). Na ocasião também participaram membros do clero local: Pe. Josenildo Tavares Ferreira, OMI coordenador de Pastoral da AOR; Pe. Helio Nascimento – Presidente A Comissão Arquidiocesana Pastoral para a Ação Social Transformadora; além de representantes do Vicariato e da Comissão Justiça e Paz da AOR.

“O trabalho da pastoral da igreja junto aos pescadores foi iniciado, aqui na arquidiocese, e teve apoio incondicional do Dom Helder Câmara, e durante a realização do Congresso dos 50 anos do CPP realizado na cidade de Belém no Pará, foi repassado ao regional do CPP a responsabilidade de fazer chegar a sede da Arquidiocese o Prêmio Frei Alfredo, reconhecendo todo apoio prestado por dom Helder Câmara no trabalho da Pastoral dos Pescadores.” Ressalta a senhora Laurineide Santana, educadora social e membro da equipe do CPP Regional Nordeste 02.

Com o propósito de fortalecer o trabalho social da igreja junto aos pescadores e pescadoras artesanais, o CPP também provocou a arquidiocese a rearticular trabalho na igreja local, no apoio ao trabalho do CPP junto aos grupos de pescadores e pescadoras existentes na arquidiocese. Desafio aceito pelos presentes, com pré-agenda definida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário