quarta-feira, 3 de outubro de 2018

PESCADORES DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO EM PETROLANDIA CELEBRÃO DIA DO RIO COM HOMENAGEM AO CONSELHO PASTORAL DOS PESCADORES.

A comunidade de tradicional de pescadores e pescadoras artesanais da Paroquia de São Francisco - Petrolândia, Celebrão 15 anos da Pastoral dos Pescadores na Diocese de Floresta/PE.

A Paroquia de São Francisco, no município de Petrolândia realizada todos os anos, as festividade em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, patrono do município. A comemoração esse ano teve um sabor a mais, no ultimo sábado de setembro (29), dia dedicado a celebração com os pescadores e pescadoras artesanais, esse  foi dedicado também a celebrar, os 15 anos do trabalho do Conselho Pastoral dos Pescadores na Diocese de Floresta.

A atividade transcorreu durante todo o dia 29. Na parte da manhã, no salão paroquial ocorreu um seminário com aproximadamente 70 participantes, entre pescadores dos municípios de: Jatobá, Petrolândia, Floresta, Serra Talhada, Serrita, Parnamirim e Itacuruba, que são atendidos pela ação do CPP de Floresta, além de pesquisadores da Uast/Ufrpe, Movimento Estadual dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Setor Social da Diocese de Floresta, onde refletiram sobre a caminhada nesses 15 anos e como continuar na missão pastoral junto as comunidades na região do sertão do São Francisco e Pajeú.

"Esse é um momento de agradecemos a Deus, pelo ano de pescaria, essa celebração também marca o final do período de pescaria e o inicio da piracema. Como São Francisco além de ser nosso patrono também é patrono do meio ambiente, é momento de pedidos a Deus pela interseção de todos os santos, que nosso rio continuei sendo nossa fonte de trabalho e alimentação." Maria da Guia.

Na parte da tarde, foram realizada a Procissão fluvial no lago de Itaparica, finalizando com a Celebração Eucarística, na Orla de Petrolândia, tendo como celebrantes o Pe. Luciano, responsável pelas pastorais sociais da Diocese de Floresta e do Diácono Francisco Adilson da Arquidiocese de Natal.
confira fotos...




































Nenhum comentário:

Postar um comentário