quinta-feira, 27 de setembro de 2018

TAUS É EMITIDO PARA COMUNIDADE PESQUEIRA ARTESANAL no RIO GRANDE DO NORTE

É publicado 1º TAUS para comunidade tradicional de pescadores no estado do Rio Grande do Norte.



Pescadores artesanais da praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, litoral sul do estado do Rio Grande do Norte, receberam no ultimo dia 14 de setembro, das mãos do superintendente da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o primeiro Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) emitido para comunidades tradicionais pesqueira no Estado.

A luta dos pescadores em defesa dos territórios pesqueiros no litoral sul do Rio grande do Norte, tem seu ápice no ano de 2010, com as articulações para a discussão do Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima. Os pescadores da praia de Tabatinga, pressionados pelo avanço das construções de veraneios e do turismo na região. Após articulação com a ong Oceanica que animou o processo de envolvimento dos pescadores dos municípios de Nísia Floresta e Parnamirim nos processos de discussão do Projeto Orla, iniciou uma serie de discussão nas comunidades para garantir a construção dos Ranchos de pesca, na região conhecido como “Ramadas”, espaço para guardar os matérias de pesca e que serve de referência para a comunidade de pescadores locais.

No ano de 2014 com a chegada do CPP Nordeste 02, e do serviço social da Arquidiocese de Natal, foram levantadas outras demandas, entre elas o reconhecimento das áreas de praias ainda ocupadas pelos pescadores e pescadoras tradicionais, como territórios pesqueiros. Com isso os pescadores apresentaram junto à representação Secretaria do Patrimônio da União no RN, o pedido de reconhecimento da área tradicional pesqueira, tendo como base a legal a portaria SPU/MP nº 89/2010, que reconhece o direito das comunidades tradicionais sobre o território em áreas de domínio da união.

Com a emissão do TAUS, o Estado Brasileiro reconhece a ocupação tradicional dos pescadores artesanais na área, o que beneficiara mais de 20 famílias de pescadores e pescadoras artesanais, que utilizam a área de aproximadamente 200m², como área de convivência para o desenvolvimento das atividades produtivas e culturais.

O trabalho e articulação da comunidade pesqueira continuar, com envolvimento dos parceiros que tem acompanhado e contribuído com o processo, os pescadores estão em fase agora de fechamento dos projetos arquitetônico para construção das ramadas, onde poderão deixar seus materiais de pesca com segurança.

Vale salientar que a área continua sendo de domínio público da União, porém, com direito de uso para os pescadores e pescadoras tradicionais artesanais da praia de Tabatinga, sendo responsável legal para gestão do espaço conquistado a Colônia dos Pescadores Z 10 de Pirangi do Sul, que congrega os pescadores do município de Nísia Floresta. Segundo o pescador Erivan da comunidade pesqueira da praia do cotovelo, "a conquista do TAUS pelos pescadores de Tabatinga anima ainda mais a luta dos pescadores das comunidades vizinhas a estarem na luta pela regularização dos territórios tradicionais pesqueiros."

Outas áreas continuam na articulação pela emissão dos TAUS: Praia de Pirangi do Sul, Pirangi do Norte e Cotovelo, nos municípios de Nísia Floresta e Parnamirim respectivamente.





texto e Fotos: CPP Equipe do Rio Grande Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário