quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

IV ROMARIA DOS TRABALHADORES (AS) DA TERRA E DAS ÁGUAS TOUROS/RN

foto:REDESAR
Pescadores e Pescadoras Artesanais, juntamente com os educadores social do Conselho Pastoral dos Pescadores/CPP da Arquidiocese de Nata, participaram da IV Romaria da Terra e da Águas de Touros.

No último dia 25 de novembro do corrente ano realizou-se no município de Touros/RN a IV Romaria da Terra e das Águas, com o tema: “Terra e Água: Vida e Direito de Quem Cultiva, Pesca e Cuida” e o lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). O subsídio elaborado para ser trabalhado nos encontros de preparação ao evento pelos grupos e comunidades teve 03 temas específicos: 1º Encontro: “Terra de Deus, Nossa Casa Comum”, 2º Encontro: “Água Fonte de Vida, Bem Precioso e Divino” e 3º Encontro: “Justiça e Paz se Abraçarão”.

A Romaria iniciou-se no Assentamento Cajá, município de Touros, a partir das 16h. com o acolhimento das caravanas provenientes de assentamentos, comunidades e outros municípios. Para a abertura a mística de abertura com uma dramatização dos jovens do assentamento Cajá apresentava os conflitos do campo e da pesca. Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo metropolitano de Natal faz uma fala de motivação e em seguida se organiza a caminhada com destino ao Assentamento Quilombo dos Palmares/Touros/RN. Durante do percurso se intercala com falas, sendo o primeiro a se pronunciar Cláudio, representante do Cajá, sindicato e FETARN, Expedito pela FETRAF, Rita de Cássia pelas pescadoras e pescadores, MST, Paulinho da ACR e Márcio pela Rede SAR. O diácono Adilson anima se falava sobre a conjuntura política atual com a perda de direitos e conflitos com os trabalhadores das terras e das águas.


O encerramento da IV Romaria dos Trabalhadores da Terra e da Água de Touros/RN, ocorreu com a celebração da Santa Missa campal em frente a Capela do assentamento Quilombo dos Palmares foi celebrada por Dom Jaime Arcebispo Metropolitano de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário