quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Arcebispo Auxilia de Olinda e Recife, faz visita pastoral a comunidades pesqueiras

Visita do Bispo de Olinda à Colônia dos Pescadores Z-08.

Nos dias 12 e 13 de agosto a Arquidiocese de Olinda e Recife realizou visita Pastoral na Cidade do Cabo de Santo Agostinho.


Com objetivo de ouvir o clamor do Povo de Deus o Bispo auxiliar Dom Antonio Tourino visitou no dia 12 a noite a comunidade de Suape e no dia 13 a comunidade de Gaibú. Visitando a Capela de São Pedro e a Associação dos Moradores – na ocasião foi entregue uma carta com a reivindicação de criar uma Paroquia em Gaibú. 
Em momento junto á Colônia dos Pescadores –Z08 o Bispo ouviu o grito dos pescadores e pescadoras da região através das explanações da Presidente Gicleia Maria da Silva e do Secretario Laílson Evangelista, que focaram nos prejuízos à pesca artesanal causados pelo Complexo Portuário de Suape: desmatamento dos manguezais, poluição dos rios e mar, dragagem, diminuição em mais de 70% da produção pesqueira, doenças por contaminação das águas, expulsão dos pescadores de seu território .  As lideranças também ressaltaram o apoio Conselho Pastoral dos Pescadores –Regional Nordeste no enfretamento à Suape.
Laurineide Maria Santana do CPP Nordeste afirma que esse modelo de desenvolvimento do estado de Pernambuco não serve para o povo, não serve para as comunidades tradicionais pesqueiras, o que fica nas comunidades é violência, prostituição, perda da qualidade de vida, medo. Os pescadores e pescadoras estão perdendo seu modo de vida, seu território pesqueiro. Mas  que  com organização estão reagindo para continuar existindo.
Dom Antônio Tourino usou a parábola do tubarão que vivia sempre assustando os cardumes dos peixes, causando destruição e morte. Mas um dia os peixes se reuniram e decidiram não fugir e enfrentar o tubarão e que nunca mais precisaram de fugir. Isso para dizer que o caminho da categoria  é de se organizar e fazer parcerias para enfrentar o tubarão SUAPE. E que a Arquidiocese se compromete em assumir perante os pescadores e pescadoras o fortalecimento do CPP para continuar no apoio.

Confira as fotos:

















2 comentários:

  1. Oferta de empréstimo entre indivíduo serio
    Ofereço empréstimos para quem pode me pagar.
    Minha taxa de juros é de apenas 3%.
    Entre em contato comigo para obter mais informações.
    e-mail: gigijackon@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pedir emprestado de 5.000 a 200.000.000 € e reembolso de 100 € / mês que você pode gerenciar com facilidade. É acessível a qualquer momento para suas despesas e imprevistos. Você escolhe o valor que precisa e o pagamento mensal mais adequado para seu orçamento. Seu pagamento mensal permanece fixo, independentemente do valor usado. Sua reserva de caixa está disponível sem comprovação de uso a uma taxa de juros de 3%. E-mail: ferlandwiliam@gmail.com

    ResponderExcluir