quinta-feira, 19 de maio de 2016

Saúde Ocupacional dos Pescadores e Pescadoras Artesanais em Debate.


Marisqueira fazendo beneficiamento do marisco
na Ilha de Tatuoca - SUAPE - Cabo/PE
Desde a ultima segunda feria (16/05), 50 mulheres pescadoras dos estados de Pernambuco e Alagoas, participam do 2º Curso do Projeto Educação em Saúde dos/as Pescadores/as Artesanais e Formação de Agentes Multiplicadores em Participação na Gestão do SUS.

O curso é resultado de amplo processo de dialogo e negociação junto ao Ministério da Saúde, com a Articulação Nacional das Pescadoras, Conselho Pastoral dos Pescadores, Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil, Departamento de Medicina Preventiva e Social (DMPS) da Faculdade de Medicina da UFBA, Fiocruz entre outros parceiros envolvidos. Em projeto prever a realização de um amplo processo de formação das lideranças, com foco nas mulheres pescadoras e marisqueiras e deseja-se ampliar para alcança os homens pescadores. O Curso esta sendo ministrado pelo Professor Dr Paulo Pena, da Faculdade de Medicina da Bahia e o Dr Carlos Minayo da Fiocruz, além de técnicos do MS.
Esse é segundo modulo do total de  11,  que serão realizados até junho de 2017, envolvendo 16 Estados, priorizados pela pescadoras. O projeto será encerrado com um seminário nacional de consolidação das onze oficinas, e será também o momento das pescadoras que participaram dos módulos, fazerem o repasse, de como esta o comportamento e os cuidados com a saúde após o curso, bem como o repasse de como elas estão tomando conhecimento dos processos locais de controle social do SUS e como esta se dando a interação com a comunidade local e as unidades e saúde e os gestores públicos de saúde em cada localidade que contou que representação nos módulos do curso. Para orientar o processo entre os cursos realizados até a chegada no seminário nacional de consolidação.
O encerramento será na próxima sexta feira (20/05), com a construção de uma agenda proativa entre as pescadoras. A próxima etapa do curso será realizada no Estado do Rio Grande do Norte, com a participação das mulheres pescadoras e marisqueiras da Paraíba, no mês de julho de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário