segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Grupo JCPM, tem pedido de licenciamento Indeferido pelo CPRH pela 2ª Vez.

O empreendimento turístico denominado COSTA DE GUADALUPE, mais um do Grupo Empresarial JCPM, que previa a instalação de um complexo turístico, localizado na praia de Guadalupe, entre a foz do rio Formoso e a praia de Gamela, no distrito de Barra de Sirinhaém, município de Sirinhaém, teve seu pedido de licenciamento indeferido pela 2ª vez, junto a CPRH.


O Relatório de Impacto Ambiental -
RIMA, construído pela Consultoria Jurídica Ambiental – PIRES Advogados e Consultores, Previa as etapas de implantação do Condomínio que tinha como objetivo atender a demanda hoteleira de auto luxo, com a implantação de campo de Golfe, Heliporto, Área de Lazer entre outros.
 

 

Em audiência pública no dia 31/10/2013, realizada pela Câmara de Vereadores do Município de Rio Formoso/PE, que teve como objetivo principal convocar a CPRH para prestar esclarecimento à comunidade Rio Formosensse, principalmente aos pescadores e pescadoras artesanais, sobre o projeto, e como ele se encontra hoje. A representante da APA Estadual de Guadalupe, a senhora Joana, falou que o ideal seria uma apresentação do projeto por representante do Grupo JCPM e que a mesma não podia fazer tal apresentação. A respeito do pedido de licenciamento apresentado pelo grupo JCPM, o mesmo foi indeferido já em 2ª estância, após alise técnica do RIMA, o qual foi constatado inadequado para ser implantação na área prevista, foi levando em consideração os aspectos ambientais da área, durante visita da equipe técnica foi constado fortes naturais de água, uma expressiva área com manguezais, e também topo de moro.

 

Durante a audiência o vereador Chico da Colônia, autor do requerimento que solicitou a Audiência Pública, recebeu das mãos de sua assessoria um oficio que acabará  de ser recebido. Tratava-se do oficio NAIA Nº 03/2013, no qual a CPRH informa oficialmente o motivo pelo qual o empreendimento turístico COSTA DE GUADALUPE, “foi indeferido, devido à inviabilidade ambiental no que diz respeito à localização do empreendimento proposto, conforme parecer GT nº 05/2013”.

 


Ainda em sua fala, a representante da APA Estadual de Guadalupe, a senhora Joana, ressaltou que o empreendedor, ainda terá uma 3ª chance de viabilizar o licenciamento, junto a CPRH, os dois indeferimentos feitos até o momento, sobre analise técnica do empreendimento, não fecha de vez a possibilidade da implementação do “Mega Projeto”, caso os empreendedores reapresente recurso, a decisão deverá ser política do órgão ambiental do estado, o que deixou todos/as apreensivos e preocupados, esperamos que os gestores levem em consideração os dois pareceres técnico que rejeitam a implantação do empreendimento.  


Texto de Severino Antonio e Rubem Tavares - fotos CPP Nordeste (Participação na audiência pública em Rio Formoso/PE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário