quarta-feira, 21 de julho de 2021

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DA RESEX DO RIO FORMOSO É APRESENTADA AS PREFEITURAS DOS MUNICÍPIOS DE SIRINHAÉM, RIO FORMOSO E TAMANDARÉ – LITORAL SUL DE PERNAMBUCO

 

foto: Moacir Correia

Hoje (21/07), foi realizada no CEPENE, Tamandaré, PE, uma reunião com representantes das prefeituras de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, para apresentar a proposta de criação da Reserva Extrativista de Rio Formoso. Também estiveram presentes representantes das colônias dos pescadores e do movimento social da pesca nos 3 municípios, do Departamento de Oceanografia da UFPE, além do ICMBio e da Secretaria de Pesca e Aquicultura do MAPA.

Foram apresentados os fundamentos e princípios para a criação da Reserva Extrativista, justificados pela importância ecológica da região e para a manutenção dos territórios pesqueiros às comunidades tradicionais dos pescadores e pescadoras artesanais, com objetivo de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais a longo prazo, e para que essas comunidades possam conservar seus modos de vida tradicionais.

A proposta da Resex abrange as áreas de mangue no estuário do Rio Formoso – áreas públicas, consideradas na constituição brasileira como bens da União – num total de 2.615 hectares.

No encontro foi discutida a necessidade de integração das ações entre os governos federal, estadual e municipal, com a sociedade civil organizada e o movimento social para conservação dos ambientes costeiros e marinhos, e para que a atividade pesqueira seja sustentável.

Outro ponto considerado foi a necessidade de equilíbrio entre as atividades relacionadas ao turismo com a preservação da natureza e com a atividade da pesca, bem como a importância da fiscalização ambiental.

Ao final da reunião, as prefeituras de Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré, manifestaram apoio à iniciativa de criação da Reserva Extrativista, por acreditarem que a proteção do meio ambiente e os direitos das comunidades tradicionais são princípios fundamentais a serem respeitados no processo de desenvolvimento dos municípios.

GT da PRO-RESEX do RIO FORMOSO (CPP, CEPENE, Colônias Z 05, Z06,Z07, Associação Quilombola, UFPE, IRCOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário