quinta-feira, 10 de outubro de 2019

II CICLO DE DEBATES SOBRE COTAS PARA PESCA DA LAGOSTA CHEGA AO RIO GRANDE DO NORTE!


Fotos e texto: Maycon Queiroz e Camila Baptista

Esta acontecendo dos dias 09 a 11 de 2019 na localidade Pirangi do Norte o II Ciclo de  Debates para discutir cotas para a pesca da lagosta. Os ciclos tem o objetivo de abrir um processo de escuta  a pescadores e pescadoras artesanais sobre as propostas de sustentabilidades da pesca da lagosta.

Os ciclos de debates estão sendo promovidos pela Oceana, uma organização não governamental que atua na defesa dos oceanos e da biodiversidade marinha em parceria com movimentos sociais da pesca(Conselho Pastoral dos Pescadores/CPP, Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil/MPP, Comissão Nacional de fortalecimento da Reserva Extrativistas Marinha/CONFREM) entidades de representação de pescadores e pescadoras artesanais e outras organizações do setor pesqueiro.


 Ciclo do Rio Grande do Norte envolveu pescadores e pescadoras artesanais das comunidades de Rosado, Porto do Mangue, Macau, RDS Ponta do Tubarão, Guamaré, Galinhos, Rio do Fogo e Zumbi, Pitangui, Natal, Ponta Negra, Barra do Maxaranguape, Muriú, Cotovelo, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul e Tabatinga, além de representação dos estados do Ceará, Bahia, Santa Catarina e Espirito Santo.

Está sendo um amplo processo de discussão envolvendo as problemáticas socioambientais enfrentadas pelos pescadores e que impactam a pesca da lagosta, a reprodução da espécie, comercialização do produto, falta de estatística pesqueira, formas de captura da lagosta e o sistema de cotas.

No final, desse seminário, objetiva – se que saiam propostas para o ordenamento da pesca da lagosta que depois de serem apresentadas nas comunidades possam ser retomadas e discutidas no Comitê Permanente de Gestão Permanente da Pesca da Lagosta que tem representantes do governo e sociedade civil e que discutem esse processo a nível nacional.
          
Veja as imagens abaixo:
























Um comentário: